quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Meningite em escola de Aracaju

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Vigilância Epidemiológica, informa que o jovem diagnosticado com meningite em uma escola da capital, encontra-se na UTI do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), para observação e tratamento. Ele  passa por uma série de avaliações e está sendo muito bem acompanhado pela equipe médica.

A SES informa ainda que a Secretaria da Saúde de Aracaju fez o mapeamento e busca de pessoas, do convívio do jovem na escola, para fazer um trabalho de bloqueio e de quimioprofilaxia, desenvolvendo ações educativas sobre a doença. A Secretaria da Saúde de Barra dos Coqueiros, onde reside o jovem, também está fazendo a sua parte com o mapeamento familiar, residencial e com pessoas dos contatos íntimos do jovem para também fazer a quimioprofilaxia, com medicamento já liberado pela Secretaria de Estado da Saúde. 

Em 2015, 17 casos de meningite foram confirmados no Estado. Desses, 6 foram por meningite bacteriana, 2 por meningite meningocócica, 4 por meningite viral e os demais sem especificações. Em 2014 foram 36 casos confirmados.

A SES acompanha e monitora todos os casos e são desenvolvidas todas as medidas de controle junto com as vigilâncias epidemiológicas dos municípios. 

A meningite é um processo infeccioso, causado pela inflamação das meninges, um tecido que reveste o cérebro e a medula espinhal. As bactérias penetram no organismo através das vias respiratórias ou até mesmo por contato prolongado com secreção. É importantelembrar que o contato é bem próximo com o paciente doente.

A meningite bacteriana é um tipo da doença considerado mais grave e, se não for diagnosticado precocemente, pode levar à morte ou deixar sequelas como surdez ou lesões cerebrais. Indivíduos com meningite bacteriana devem ser tratados com antibióticos específicos em um ambiente hospitalar. A meningite meningocócica é um tipo de meningite bacteriana que é causada pela bactéria Neisseria Meningitidis. Geralmente, surge na primavera e no inverno, e pode ser transmitida pelo convívio próximo com pessoas infectadas.

A meningite viral pode ser causada por diversos vírus e é a forma mais comum e menos perigosa da doença.

O sintoma da meningite atinge adultos e crianças. Os principais são: febre, cefaléia, rigidez de nuca, vômito, sinais de irritações na meninge, manchas vermelhas no corpo. Em crianças menores de 1 ano, os sintomas não são bem evidentes e os pais precisam analisar sinais de irritabilidade, choro persistente e abalamento de fontalena (moleira).

A SES orienta que, aos primeiros sintomas, deve-se procurar imediatamente um médico para avaliação e tratamento, e sempre deixar ambientes arejados e ventilados.

Nenhum comentário: