A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Vigilância Epidemiológica, informa que o jovem diagnosticado com meningite em uma escola da capital, encontra-se na UTI do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), para observação e tratamento. Ele passa por uma série de avaliações e está sendo muito bem acompanhado pela equipe médica.
Em 2015, 17 casos de meningite foram confirmados no Estado. Desses, 6 foram por meningite bacteriana, 2 por meningite meningocócica, 4 por meningite viral e os demais sem especificações. Em 2014 foram 36 casos confirmados.
A SES acompanha e monitora todos os casos e são desenvolvidas todas as medidas de controle junto com as vigilâncias epidemiológicas dos municípios.
A meningite bacteriana é um tipo da doença considerado mais grave e, se não for diagnosticado precocemente, pode levar à morte ou deixar sequelas como surdez ou lesões cerebrais. Indivíduos com meningite bacteriana devem ser tratados com antibióticos específicos em um ambiente hospitalar. A meningite meningocócica é um tipo de meningite bacteriana que é causada pela bactéria Neisseria Meningitidis. Geralmente, surge na primavera e no inverno, e pode ser transmitida pelo convívio próximo com pessoas infectadas.
A meningite viral pode ser causada por diversos vírus e é a forma mais comum e menos perigosa da doença.
A SES orienta que, aos primeiros sintomas, deve-se procurar imediatamente um médico para avaliação e tratamento, e sempre deixar ambientes arejados e ventilados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário