quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Edvaldo Promete Grande Futuro Com “Time Do Passado”!

A quarta-feira (16) foi marcada, politicamente falando, pelo anúncio feito pelo prefeito eleito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), de sua equipe de transição para acompanhar o final da gestão do atual prefeito João Alves Filho (DEM). Trata-se de uma prática saudável para a administração pública da cidade, onde quem vai sair tem a obrigação, atendendo as normatizações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), de prestar o máximo de informações necessárias para quem vai iniciar o mandato em janeiro próximo. É uma espécie de “política da boa vizinhança”, onde os dados lados descem do palanque para convergirem sobre os interesses da cidade.

E assim que fez o anúncio de sua equipe de transição, Edvaldo Nogueira confirmou algumas “apostas” deste colunista: a primeira delas é a indicação do atual secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, para assumir a Secretaria Municipal da Fazenda. Além dele, a vice-prefeita eleita, Eliane Aquino (PT), também vai acompanhar a transição e, há quem defenda sua ida para a secretaria da Família e da Assistência Social, que hoje tem a frente a senadora licenciada Maria do Carmo Alves (DEM). É provável sim que Eliane tenha atuação mais participativa na gestão, mas talvez não para ocupar o social, como fez quando compôs a equipe do governo do Estado.

Isso porque Rosário Rabelo (ex-secretária da Ação Social de Aracaju) também foi nomeada para a equipe de transição e, conforme “aposta” deste colunista, é a mais cotada para voltar a responder pela Pasta na capital. Na Comunicação Social o nome do publicitário Carlos Cauê não é nenhuma surpresa para quem já foi o responsável pelo marketing da campanha eleitoral de Edvaldo Nogueira em 2016. Como também os nomes de Zezinho Sobral (favorito para assumir a Saúde de Aracaju) e Mendonça Prado (cotado para responder pela Secretaria de Defesa Social).

Os dois últimos também foram citados, semana passada, por este colunista, que cometeu um lapso: não “carimbou” o nome de Dulcival Santana (funcionário da Caixa Econômica Federal e ex-secretário municipal de Planejamento) que terminou a gestão passada de Edvaldo Nogueira na PMA. Quem estava um tanto afastado do cenário político e vai completar a equipe de transição é o empresário Jorge Santana, que atua no ramo de tecnologia e que exerceu o cargo de secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico. Figurinha carimbada nas gestões do governador Marcelo Déda (in memoriam), ele estava afastado da vida pública, nos últimos anos, mas foi o responsável por coordenar o programa de governo da campanha do prefeito eleito de Aracaju.

Feito o anúncio, Edvaldo Nogueira falou em “traçar as metas para o início do novo governo em Aracaju”. O novo prefeito voltou a prometer regularizar o pagamento dos salários dos servidores, como também fazer com que a Saúde volte a funcionar satisfatoriamente, dando uma atenção especial às questões de Segurança Pública. Chegou a confirmar que buscará uma audiência com o governador Jackson Barreto (PMDB) para colocar em sintonia às duas Pastas. Ele ainda assegurou que “Iremos inaugurar na prefeitura um novo tempo. Nossa gestão terá compromisso com a transparência e com o controle social”.

O prefeito eleito de Aracaju fez algumas críticas à atual gestão e disse que só terá a concretude da realidade financeira do município a partir de 1º de janeiro, quando anunciará as medidas que ele entender como necessárias para os primeiros 100 dias de seu governo. Edvaldo atendeu a orientação do Tribunal de Contas e nomeou sua equipe de transição que, mesmo sem confirmar, será sim parte de sua equipe de trabalho. Nenhuma grande novidade para o futuro de Aracaju. O prefeito do PCdoB bradou durante toda a campanha em “capital da qualidade de vida”, mas é bom frisar que saiu da PMA com 79% de rejeição. Este colunista torce para que ele consiga acertar desta vez, que faça um bom mandato, mas uma constatação já pode ser feita e aumenta ainda mais sua responsabilidade: prometeu um grande futuro para a capital com um “time do passado”. Muitos aí já passaram pela PMA e conhecem a administração pública. Agora é esperar os resultados…

Nenhum comentário: